A Divisão de Assuntos Estudantis - DAE do ITA (antiga Divisão de Alunos - DIVAL) tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento do aluno e fornecer suporte à vida acadêmica. A DAE responde funcionalmente à Pró-Reitoria de Graduação. O horário de funcionamento é de 2ª a 5ª feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 e 6ª feira, das 8:00 às 12:00.
ChefiaProfª Cristiane Pessôa da Cunha Lacaz E-mail: chefe.dae@ita.br Telefone: +55 (12) 3947-5837
Secretaria (AES-SEC)Miriam Santos Goulart da Silva Gabriel Fernando Vilela Nascimento, S2 E-mail: sec.dae@ita.br Telefone: +55 (12) 3947-5838
Seção de Coordenação e Controle (AES-CC) Marco Aurélio da Silva E-mail: cc.dae@ita.br Telefone: +55 (12) 3947-5803 |
Seção de Apoio Acadêmico e Social (AES-AAS)Natalia Mendes de Oliveira Leme, 2T PED (Pedagoga) E-mail: aas.dae@ita.br Telefone: +55 (12) 3947-5805
Seção de Orientação Educacional (AES-OE) João Francisco Mazariolli (Psicólogo) Cássia Souza Guerreiro, 2T PSE (Psicóloga) E-mail: soe.dae@ita.br Telefone: +55 (12) 3947-6927
Camila Jacometti Pinheiro Nagarol, 2T SSO (Assistente Social do GAP em tempo parcial no ITA) E-mail: ss.dae@ita.br Telefone: +55 (12) 3947-6927
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Secretaria (AES-SEC)
A Secretaria realiza o atendimento dos alunos de graduação do ITA para: • receber e conferir documentos na matrícula dos alunos ingressantes; • solicitar crachás de identificação; • atualizar as informações dos alunos no Banco de Dados da Divisão; • elaborar declarações e atestados de matrícula; • fornecer orientações administrativas referentes ao processo de trancamento e desligamento. Além disso, a Secretaria é responsável pela elaboração, recebimento, encaminhamento, controle e arquivo de correspondências e documentos da Divisão (inclusive o envio de correspondência aos alunos).
Seção de Coordenação e Controle (AES-CC)
À Seção de Coordenação e Controle compete:
- apoiar a Divisão de Assuntos Estudantis no que concerne às medidas relacionadas com a ordem e a disciplina do Corpo Discente do Curso de Graduação;
- coordenar e registrar as atividades de natureza extracurricular dos alunos, incluindo estágios;
- coordenar, registrar e controlar as atividades relacionadas às Atividades Complementares (ACP) e disciplinas eletivas;
- acompanhar o andamento dos estágios curriculares e extracurriculares; • controlar e registrar a presença às atividades acadêmicas;
- organizar e manter o arquivo de legislação e de informações dos alunos e dos órgãos discentes;
- instruir os processos de aproveitamento escolar dos alunos de graduação; e
- instruir os processos disciplinares dos alunos de graduação.
Seção de Apoio Acadêmico e Social (AES-AAS)
À Seção de Apoio Acadêmico e Social compete:
- apoiar e orientar a operacionalização dos eventos;
- organizar o cronograma de eventos;
- registrar e manter banco de dados com as informações dos eventos;
- participar de atividades de recepção dos alunos ingressantes;
- participar de atividades de formatura dos alunos concluintes;
- organizar e manter o arquivo de legislação e de informações dos órgã os discentes;
- ampliar a divulgação dos eventos realizados no âmbito do ITA;
- realizar atividades relacionadas com a chamada e a recepção dos candidatos classificados no Exame de Escolaridade do Concurso de Admissã o ao ITA.
Seção de Orientação Educacional (AES-OE)
À Seção de Orientação Educacional compete assegurar o apoio à Divisão de Assuntos Estudantis no acompanhamento do aluno em situação de vulnerabilidade social, nas atividades de orientação educacional e no suporte psicológico ao Corpo Discente do Curso de Graduação.
- promover a integração do aluno ingressante no ITA;
- promover meios para o desenvolvimento de habilidades sociais;
- proporcionar apoio psicológico e fazer os devidos encaminhamentos, se necessário;
- manter registro de todos os atendimentos e acompanhamentos realizados junto ao corpo discente;
- apoiar e oferecer suporte ao sistema de Aconselhamento.
Seção de Apoio aos Docentes (AES-AD)
À Seção Seção de Apoio ao Docente compete:
- assessorar, organizar, acompanhar e/ou implementar ações e iniciativas de aperfeiçoamento do processo ensino e aprendizagem;
- atender e coordenar trabalhos de capacitação didático-pedagógica aos docentes da Instituição;
- contribuir com os professores no planejamento de ações de intervenção em sala de aula;
- orientar os professores quanto à definição dos critérios de avaliação e a escolha dos instrumentos avaliativos;e
- organizar a oferta de oficinas pedagógicas, minicursos em atendimento às demandas dos cursos de Graduação. Normas e formulários
Normas e Formulários
Arquivos anexos:
- Normas reguladoras da Graduação
- Estatuto do CASD
- Normas para o Trabalho de Graduação - TG
- Programa Integrado Graduação-Mestrado (PIGM), Portaria de 2009
- Requerimento para matrícula no PIGM
- Questionário de Trancamento
- Questionário de Desligamento
- Ficha de Desimpedimento
- Pequeno Manual do Professor Conselheiro
- Procedimentos para uso dos apartamentos do H8
- Instruções para pedido de REVISÃO DE PROVAS (2019)
- Formulário para troca de disciplina eletiva
- Justificativa de Faltas (Portaria 145/IG, 2019)
- Solicitação de Análise de Falta(s) 2019
- Participação de alunos em acordos institucionais (incluindo Dupla Diplomação, 2019)
- Resolução 003/CR 2013 (CVAE)
- Uso dos Apartamentos dos Prédios H-8A, H-8B e H-8C
- Requerimento Geral (2019)
Atividades Complementares
Atividades complementares - normas e formulários ACP:
- Normas de atividades complementares
- Projetos Integrados
- ITAJunior - Incubadora
- Projetos Sociais
- Estágio Militar - Summerjob
- Outras atividades
Estágio curricular supervisionado
FLUXO DE DOCUMENTOS:
- 1ª ETAPA – APROVAÇÃO E REGISTRO
- 2ª ETAPA – ACOMPANHAMENTO
- 3ª ETAPA – FINALIZAÇÃO
Outros arquivos:
- Normas do Estágio Curricular Supervisionado
- Convênio de Estágio Curricular Supervisionado - Empresa e ITA
- Declaração de Rescisão do Estágio Curricular Supervisionado
Solicitação de declaração de matrícula
Para solicitar declaração de matrícula deve-se acessar o portal acadêmico do aluno (Solicitações, Incluir nova solicitação, Tipo: Solicitação de comprovante de matrícula). Retirá-la após 5 dias úteis na secretaria da Divisão de Assuntos Estudantis, sala 2213. Para declaração de Residência, contatar a Administração do H8 (Ramal 3315).
Instrução do procedimento para apuração de faltas
De modo a auxiliar os alunos na instrução do Procedimento de Apuração de Faltas, reforçamos que o ônus de provar lançamento incorreto de faltas é do aluno. O lançamento de faltas deve ser acompanhado pelo aluno interessado que nessa oportunidade poderá contestar eventual cômputo equivocado. Compete ao aluno acompanhar se as justificativas de faltas foram deferidas ou não, nos moldes da Portaria ITA nº145/IG, de 1º de abril de 2019. É possível que seja juntada prova efetiva da presença e/ou que seja juntada declaração do professor responsável pelo lançamento justificando o erro no lançamento que serão analisados. Reforçarmos que essa ação cabe ao aluno e não será concedido prazo além dos 3 dias úteis para a juntada dos documentos. Passos:
- Elaborar um documento com data e assinatura, respeitando o prazo;
- Fazer Contato com o professor da disciplina correspondente e solicitar ao professor uma declaração de correção, anexar no e-mail;
- Encaminhar no endereço eletrônico soe.dae@ita.br.