Infraestrutura

    Share

    Os alunos de Pós-Graduação encontram a sua disposição diversas facilidades que tornam sua vida no campus mais prática e prazerosa. Com o novo Prédio da Divisão de Ciências Fundamentais que tem como objetivo criar novas instalações de apoio didático para o público do ITA, tanto docente como discente, proporcionando um conjunto de salas para professores, salas de aula, laboratórios e ambientes de estudo para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, procurando contemplar as demandas de durabilidade, facilidade de manutenção, flexibilidade de uso e arquitetura contemporânea, a fim de que os alunos possam usufruir de um ambiente agradável que estimule o pensamento e a reflexão.

    Instalação do prédio da Divisão da Ciências Fundamentais 

    Infraestrutura de Ensino e Pesquisa

    No novo prédio da Divisão de Ciências Fundamentais o PG/FIS tem duas salas para professores visitantes e cinco salas para pós-docs. Também conta com uma sala de reuniões para ser usada pela pós-graduação. Além disto, temos duas salas para serem usadas pelos alunos de pós-graduação em física, com capacidade para mais de 60 alunos no total. Uma delas é uma sala Integração Graduação-Pós-graduação que pode ser compartilhada com os estudantes de graduação envolvidos em projeto de pesquisa de iniciação científica, Programa Mestrado-Graduação (PMG), e TG em colaboração com os professores do programa. O espaço foi planejado para 10 alunos de graduação e 20 de pós-graduação, com suas mesas alternadas entre si. Há espaço para discussões, com lousas, em duas salas anexas à sala principal. Todos os alunos de pós-graduação recebem um computador para uso pessoal e todos os docentes da divisão possuem uma sala individual de cerca de 15 m2.

    A infraestrutura de Pesquisa dos Laboratórios associados ao PG/FIS utilizada pelos alunos pode ser vista na parte referente a Laboratórios de Pesquisa.

    Biblioteca

    A Biblioteca do ITA é um centro de Informação Científica e Tecnológica. Com o crachá do DCTA, o aluno de pós-graduação pode se cadastrar na biblioteca e emprestar livros. Consultas, reservas e renovações também podem ser realizadas pela biblioteca:

    Biblioteca Digital de Teses Mesas de estudo
    Acesso a periódicos eletrônicos especializados (journals) Auxílio para confecção de teses

    Facilidades do Campus do DCTA

    O ITA é um dos Institutos que compõem o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). Localizado na região central da cidade de São José dos Campos - SP, o campus do DCTA (Campo Montenegro) é uma vasta área, bastante arborizada e aprazível. O campus possui uma área funcional (onde se situam os Institutos) e uma área residencial (onde residem os familiares de servidores civis e militares e onde estão instalados os alojamentos dos alunos de graduação do ITA). O Campo Montenegro propicia a seus moradores condições e acesso a facilidades necessárias para uma vida em comunidade: 

    Agências Bancárias Biblioteca Posto de Gasolina Escola de 1º e 2º Graus Alfaiataria Restaurante COCTA
    Refeitórios Área Residencial Barbearia Salão de beleza Praça de Esportes Clubes Recreativos
    Supermercado e Padaria Papelaria Capela Lavanderia Aeroporto Civil e Militar Hotel de Trânsito

    Informações do DCTA:

    Portaria (Tel: 3947-3030)