XVI Encontro de Física do ITA

Encontro de Física aconteceu no ITA entre os dias 03 e 05 de outubro de 2023

O EFITA é um encontro tradicional do Programa de Pós-Graduação de Física (PG-FIS) do ITA, Em 2023, o  XVI Encontro de Física do ITA (EFITA) aconteceu entre os dias 03 e 05 de outubro no ITA. 

    Share

    O XVI Encontro de Física do ITA (EFITA) aconteceu entre os dias 03 e 05 de outubro no ITA. 

    O EFITA é um encontro tradicional do Programa de Pós-Graduação de Física (PG-FIS) do ITA, que acontece anualmente. Além de palestras referentes à pesquisa realizada no contexto do PG-FIS, o evento conta também com palestrantes convidados que desenvolvem pesquisa de destaque em diversas áreas.  Na abertura, o Prof. Rodrigo Capaz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presidente em exercício da Sociedade Brasileira de Física,  apresentou a palestra com título “Quebrando Fios Iônicos Ultrafinos no LNNano/CNPEM”. No fechamento, contamos com a presença da Prof. Kaline Coutinho, diretora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), que apresentou o palestra “Solvent Effect on the Electronic and Structural Properties of Ru complexes as Water-splitting Catalyzes”.

    Neste ano, o XVI EFITA trouxe como tema motivador “A Física na Fronteira da Tecnologia e da Inovação”. Para destacar essa temática, convidamos a professora Suelo Cusódio, do InovaLab (Laboratório de Inovação do ITA), especialista na área de inovação, para falar sobre este tema no XVI EFITA.

    Mais informações e o livro de resumos podem ser encontrados no site https://www.efita.ita.br/