Professor do PG-FIS publica artigo na Physical Review Letters

Professor do PG-FIS publica artigo na revista Physical Review Letters com colaboradora de quem foi supervisor de pós-doutorado

Artigo com coautoria de professor do PG-FIS publicado na Physical Review Letters aborda o problema da violação CP no decaimento do méson D0 e propõe uma nova abordagem teórica para explicar resultados experimentais recentes obtidos no experimento LHCb, (Large Hadron Collider beauty experiment) no LHC (Large Hadron Collider), no CERN.  

    Share

    O professor da PG-FIS, Tobias Frederico, juntamente com  Patrícia Magalhães atualmente professora na UNICAMP e Ignácio Bediaga pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, publicaram recentemente um artigo  na Physical Review Letters que aborda o problema da violação CP no decaimento do méson D0 e propõe uma nova abordagem teórica para explicar resultados experimentais recentes obtidos no experimento LHCb, (Large Hadron Collider beauty experiment) no LHC (Large Hadron Collider), no CERN. Na época da elaboração desse trabalho, a Profa. Patrícia Magalhães conduzia um estágio de pós-doutoramento com o professor Tobias Frederico.

    Em um vídeo e artigo publicado pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) , Patrícia Magalhães explica em linguagem acessível o trabalho que desenvolveu junto com o professor Tobias Frederico do ITA. As observações experimentais realizadas do LHCb  do decaimento  D0  apresentaram uma assimetria maior do que a esperada de decaimentos de matéria em comparação com decaimentos de anti-matéria. Essa assimetria de decaimentos resulta da chamada violação CP (carga paridade) e já era esperada pelos físicos da área. Porém, o grau da assimetria observada experimentalmente foi 10 vezes maior do que o esperado.

    Neste artigo publicado na Physical Review Letters, os autores propõem uma nova metodologia de cálculo das amplitudes de decaimento, que prevê uma assimetria por violação CP consistente com os resultados experimentais. Essa metodologia explica a assimetria levando em consideração as interações hadrônicas dos estados finais do decaimento, uma abordagem diferente daquela considerada mais convencional, que considera apenas interação entre os quarks em curtas distâncias, desconsiderando os efeitos de longo alcance oriundos da formação dos hadrons no estado final e suas subsequentes interações.

    O tema dessa pesquisa faz parte da área de concentração Física Nuclear do Programa de Pós-Graduação de Física do ITA. O ITA abre as inscrições para sua pós-graduação todos os semestres,  sendo o PG-FIS uma opção para os interessados em desenvolver um mestrado ou doutorado na área de Física.