Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado

IMPORTANTE

Candidatos aos Cursos de Pós-graduação do ITA como aluno Regular ou Especial

Em atendimento à Direção Geral do DCTA, observar:

1. Militares: poderão se inscrever os oficiais de posto não inferior à 1° Tenente  que tenham obtido autorização do seu respectivo Comandante/Chefe/ Diretor da OM, a qual deverá ser comunicada diretamente ao ITA.
Obs.: Os militares não pertencentes ao DCTA deverão obter parecer favorável da cadeia de comando, conforme já é praticado em outros cursos deste Departamento.
2. Servidor Civil do Comando da Aeronáutica:  necessidade de parecer favorável do dirigente máximo da Organização a que estiver subordinado.
3. Alunos aspirantes do ITA: poderão se inscrever no PMG - Programa Mestrado na Graduação.

 

O ITA aceita inscrições para o Processo Seletivo em dois períodos:

  • Processo 1: para início do curso no 1º período do ano seguinte;
  • Processo 2: para início do curso no 2º período do ano corrente.

​As listas dos candidatos inscritos e aprovados são divulgadas no site da Pós-graduação. As datas da matrícula e do processo seletivo são definidas no Calendário da Pós-Graduação.

 

Programas e Áreas

O ITA oferece Mestrado e Doutorado em 6 Programas de Pós-Graduação, divididos em 20 áreas de concentração:

Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG/EAM): EAM-1 - Projeto aeronáutico, estruturas e sistemas aeroespaciais; EAM-2 - Propulsão aeroespacial e energia e EAM-3 - Materiais, manufatura e automação.

Engenharia Eletrônica e de Computação (PG/EEC): EEC-D - Dispositivos e Sistemas Eletrônicos; EEC-I - Informática; EEC-M - Microondas e Optoeletrônica; EEC-S - Sistemas e Controle e EEC-T - Telecomunicações.

Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA): EIA-I - Infraestrutura Aeroportuária; EIA-T- Transporte Aéreo e Aeroportos.

Física (PG/FIS): FIS-A - Física Atômica e Molecular; FIS-C - Dinâmica Não-Linear e Sistemas Complexos; FIS-N - Física Nuclear e FIS-P - Física de Plasmas.

Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE): CTE-E - Sistemas Espaciais, Ensaios e Lançamentos; CTE-F - Física e Matemática Aplicadas; CTE-G - Gestão Tecnológica; CTE-P - Propulsão Espacial e Hipersônica; CTE-Q - Química dos materiais e CTE-S - Sensores e Atuadores Espaciais.

Pesquisa Operacional (PG/PO), em associação com a UNIFESP: Métodos de Otimização e; Gestão e Apoio à Decisão.

 

Admissão de Alunos Regulares

Podem se inscrever no Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado candidatos com ensino superior completo, de ambos os sexos, civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros. Além da análise de currículo do candidato, cada Programa de Pós-Graduação pode apresentar etapas posteriores no Processo Seletivo, como uma prova ou entrevista com os candidatos.

  • O PG/EIA, PG/EAM e PG/PO adotam uma prova de seleção eliminatória GMAT, abaixo link para maiores informações:
  • É obrigatório que os candidatos ao PG/FIS realizem o Exame Unificado Paulista para Cursos de Pós-Graduação em Física, mestrado e doutorado. O resultado deste exame pode ser apresentado após o prazo das inscrições e no máximo uma semana após sua divulgação. (mais informações aqui)
  • Aos candidatos a Doutorado, será exigido no ato da Matrícula um certificado de proficiência em inglês (TOEIC, TOEFL, IELTS ou FCE, conforme as instruções de inscrição).

 

Procedimento para Aluno Especial se inscrever como Aluno Regular

PERÍODO: Aluno pode solicitar a migração a qualquer momento.

- O supervisor do aluno especial recomenda ao Representante de Área o aceite ou não do aluno como regular, através de email, que deverá ser encaminhado para a secretaria (cmarques@ita.br e sheila@ita.br).

- A matrícula presencial deve ser efetivada pelo aluno, no período seguinte ao pedido de migração, conforme data de matrícula definida no calendário escolar, ou à critério do CPG.