Nobel de Física de 2023

Os laureados foram Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier

 Confira os laureados com o prêmio Nobel de física de 2023.

    Share


    O Prêmio Nobel de Física 2023 foi concedido a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier “pelos métodos experimentais que geram pulsos de luz de attosegundos para o estudo da dinâmica dos elétrons na matéria”.

    Para se ter idéia da escala de tempo que essas técnicas conseguem captar, um attosegundo corresponde a um bilionésimo de bilionésimo de segundo, isto é, 10 −18 s. Nessa escala de tempo, é possível estudar as oscilações e mudanças de configurações dos estados eletrônicos em átomos, moléculas, macromoléculas e redes cristalinas. 

    No programa de Pós-Graduação de Física do ITA há várias linhas de pesquisa que estudam as propriedades eletrônicas em átomos, moléculas, redes cristalinas e materiais bidimensioanais, como o grafeno. Além disso, há também uma linha de pesquisa voltada ao estudo da interação entre ondas eletromagnéticas e a matéria, configurando fenômenos em escala rápida, como por exemplo os polaritons. Para mais informação, confira o link das linhas de pesquisa física atômica e molecular do PG-FIS