Aluno Kamyar Mohseni da PG-FIS publica na Physics Letters B

Tïtulo da publicação: Three-boson stability for boosted interactions towards the zero-range limit

    Share

    Foi publicado na Physics Letters B o trabalho de título “Three-boson stability for boosted interactions towards the zero-range limit”, de acesso aberto que pode ser conferido em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0370269321007139. O trabalho tem como primeiro autor o doutorando Kamyar Mohseni, oriundo do Irã, do programa em pós-graduação em Física do ITA, e envolveu uma colaboração entre ITA, UFC e a Universidade de Ohio. Este trabalho se insere em um amplo projeto de colaboração entre ITA, UFC e CBPF financiados pelo CNPq através do projeto de título “Da matéria condensada à física estatística: propostas em energia, sensores e nuclear“, que inclui 10 bolsas de doutorado em um valor global aproximado de um milhão de reais.

    No trabalho publicado, foi demonstrado a existência do limite de alcance zero em potenciais de curto alcance considerando um sistema de três bósons quânticos possuindo a relação de dispersão relativística e interagindo com potenciais transformados relativisticamente para o referencial de repouso do sistema. Ao contrário do caso de três bósons quânticos não-relativísticos que é um sistema instável e colapsa (famoso colapso Thomas),  descobriu-se que esse mesmo sistema com a dinâmica relativística surpreendentemente  é estável nesse limite. Comparamos nossos resultados com a solução oriunda da equação de Bethe-Salpeter com interação de alcance zero, bem como com os resultados de sua projeção na frente de luz.

    O próximo passo desta colaboração será utilizar as técnicas desenvolvidas para tratar de poucos corpos quânticos para sistemas atômicos em matéria condensada,  estudando por exemplo trions em novos materiais bidimensionais, que podem ser aplicados por exemplo desde células solares à computação quântica.