Aluna do PG-FIS publica artigo na revista Journal of Geophysical Research

Aluna de doutorado publica artigo de sua pesquisa de doutorado na revista Journal of Geophysical Research: Space Physics

    Share

    A aluna de doutorado Sophia Rodrigues Laranja publicou um artigo na prestigiosa revista Journal of Geophysical Research: Space Physics, editado pela União Americana de Geofísica (American Geophysical Union)  em coautoria com o seu orientador, prof. Marco Antonio Ridenti, do PG-FIS, seu coorientador prof. Jayr de Amorim Filho, também do PG-FIS, e seu supervisor de estágio no exterior, o prof. Bela Fejer da Universidade Estadual de Utah. 

    Em 2022, ela iniciou uma análise extensiva de um banco de dados de 11 anos de medidas de um instrumento a bordo da Estação Espacial Internacional. Esse instrumento é o chamado Floating Potential Measument Unit (módulo de medida de potential flutuante), capaz de executar medidas in situ do estado da ionosfera a uma altitude de 400 km.

    Essas medidas nunca foram analisadas de modo sistemático e extensivo. Com a supervisão do professor  Bela Fejer, durante um estágio na Universidade Estadual de Utah, a aluna foi capaz de identificar várias características já conhecidas da variabilidade climatológica da ionosfera, além de várias anomalias que são pouco discutidas na literatura e ainda são foco de debate científico.

    Como exemplo, o estudo identificou uma saliência no perfil de densidade de plasma no setor atlântico sul, durante a noite, no solstício de Dezembro e nos Equinócios. Essa característica sugere que há transporte para o leste do plasma formado durante o dia na região de outra anomalia, conhecida como Weddell Sea Anomaly, localizada a oeste do setor sul americano.

    Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Pós Graduação de Física do ITA (PG-FIS). A área de concentração deste trabalho é a FIS-C, Dinâmica não Linear e Sistemas Complexos.  Para aqueles que tem interesse em fazer Mestrado ou Doutorado na área de Física Espacial, o PG-FIS tem várias linhas de pesquisa interessante na área.