Processo Seletivo

    Share

    IMPORTANTE

    Candidatos aos Cursos de Pós-graduação do ITA como aluno Regular ou Especial Em atendimento à Direção Geral do DCTA, observar:

    • Militares: poderão se inscrever os oficiais de posto não inferior à 1° Tenente que tenham obtido autorização do seu respectivo Comandante/Chefe/ Diretor da OM, a qual deverá ser comunicada diretamente ao ITA.

      Obs.: Os militares não pertencentes ao DCTA deverão obter parecer favorável da cadeia de comando, conforme já é praticado em outros cursos deste Departamento.

    • Servidor Civil do Comando da Aeronáutica: necessidade de parecer favorável do dirigente máximo da Organização a que estiver subordinado.
    • Alunos aspirantes do ITA: poderão se inscrever no PMG - Programa Mestrado na Graduação.

    O ITA aceita inscrições para o Processo Seletivo em dois períodos:

    • Processo 1: para início do curso no 1º período do ano seguinte;
    • Processo 2: para início do curso no 2º período do ano corrente.

    ​As listas dos candidatos inscritos e aprovados são divulgadas no site da Pós-graduação. As datas da matrícula e do processo seletivo são definidas no Calendário da Pós-Graduação.

    Programas e Áreas

    O ITA oferece Mestrado e Doutorado em 6 Programas de Pós-Graduação, divididos em 20 áreas de concentração:

      • Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG/EAM):
      • EAM-1 - Projeto aeronáutico, estruturas e sistemas aeroespaciais; EAM-2 - Propulsão aeroespacial e energia e EAM-3 - Materiais, manufatura e automação.
      • Engenharia Eletrônica e de Computação (PG/EEC):
      • EEC-D - Dispositivos e Sistemas Eletrônicos; EEC-I - Informática; EEC-M - Microondas e Optoeletrônica; EEC-S - Sistemas e Controle e EEC-T - Telecomunicações.
      • Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA): EIA-I - Infraestrutura Aeroportuária; EIA-T- Transporte Aéreo e Aeroportos.
      • Física (PG/FIS): FIS-A - Física Atômica e Molecular; FIS-C - Dinâmica Não-Linear e Sistemas Complexos; FIS-N - Física Nuclear e FIS-P - Física de Plasmas.
      • Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE): CTE-E - Sistemas Espaciais, Ensaios e Lançamentos; CTE-F - Física e Matemática Aplicadas; CTE-G - Gestão Tecnológica; CTE-P - Propulsão Espacial e Hipersônica; CTE-Q - Química dos materiais e CTE-S - Sensores e Atuadores Espaciais.
      • Pesquisa Operacional (PG/PO), em associação com a UNIFESP: Métodos de Otimização e; Gestão e Apoio à Decisão.

    Admissão de Alunos Regulares

    Podem se inscrever no Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado candidatos com ensino superior completo, de ambos os sexos, civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros. Além da análise de currículo do candidato, cada Programa de Pós-Graduação pode apresentar etapas posteriores no Processo Seletivo, como uma prova ou entrevista com os candidatos. Os Programas de Pós-Graduação do ITA, inclusive o PG-FIS, adotam uma prova de matemática básica, gratuita, com 16 questões com enunciados em inglês e duração de 1 hora e 30 minutos, que será aplicada on-line em data a ser informada aos candidatos. Mais informações osbre a porva e o processo seletivo de admissão nos Programas de Pós-Graduação do ITA pode ser encontrados em http://www.ita.br/posgrad/procseletivo .

    O resultado deste exame pode ser apresentado após o prazo das inscrições e no máximo uma semana após sua divulgação. Aos candidatos a Doutorado, será exigido no ato da Matrícula um certificado de proficiência em inglês (TOEIC, TOEFL, IELTS ou FCE, conforme as instruções de inscrição).

    Para se inscrever acesse: FORMULÁRIO ONLINE DE INSCRIÇÃO

    Procedimento para Aluno Especial se inscrever como Aluno Regular

    PERÍODO: Aluno pode solicitar a migração a qualquer momento. - O supervisor do aluno especial recomenda ao Representante de Área o aceite ou não do aluno como regular, através de email, que deverá ser encaminhado para a secretaria (lucianalgs@ita.br e sheila@ita.br).

    A matrícula presencial deve ser efetivada pelo aluno, no período seguinte ao pedido de migração, conforme data de matrícula definida no calendário escolar, ou à critério do CPG.

    IMPORTANTE: Aluno deve verificar com seu orientador e com o representante de área, quais as exigências do programa para que tenha êxito no seu pedido de migração.